A Costa de Estoril é considerada a riviera portuguesa. Está a poucos quilômetros de Lisboa e é o local de recreação preferido dos lisboetas. Além de muitas praias, tem cidades que merecem uma visita como Cascais e Azenhas do Mar.
Fazer o percurso de carro é uma excelente opção, já que é um dos caminhos litorâneos mais bonitos de Portugal. A partir do bairro de Belém, pegue a estrada N6, que segue por Oeiras, Carcavelos, Estoril até Cascais. Depois, é só seguir viagem até a surpreendente Azenhas do Mar. No meio do percurso, vale parar no ponto extremo oeste da Europa continental, o Cabo da Roca.
Cascais
Com pouco mais de 200 mil habitantes, a pequena Cascais é o clássico bate-volta de Lisboa, já que fica a apenas 30km. É ligada por trem à capital portuguesa.
A viagem dura cerca de 40 minutos e os trens costumam sair a cada 20min da Estação Cais do Sodré. Muitas pessoas moram em Cascais e trabalham na capital portuguesa.
Antiga vila de pescadores, ganhou fama em 1870 quando o rei Luís I transferiu a corte de Sintra para Cascais e foi morar no forte Cidadela. Acabou por atrair os endinheirados, que construíram belos casarões na cidade.
Possui lindas paisagens e praias de águas límpidas. O clima ameno, com sol quase o ano todo, também é um dos atrativos do lugar.
Seguindo viagem, quase ao lado de Cascais está Estoril, famosa por ter o maior cassino da Europa. Poucos quilômetros à frente, está outra bela surpresa de Portugal: Azenhas do Mar.
Azenhas do Mar
Azenhas do Mar é uma das vilas portuguesas com localização espetacular. Fica perto de Sintra e a cerca de 40km de Lisboa. As casinhas caiadas ocupam o alto de um rochedo se debruçando sobre o mar.
A vila é bem pequena, mas tem um visual incrível. Também vale pela oportunidade de dar um mergulho no Atlântico, na piscina natural que se forma com a maré baixa.
Outra boa pedida é ir no restaurante Azenhas do Mar – Restaurante Piscinas, que oferece delícias da gastronomia lusitana e, também, a oportunidade de se regalar com a beleza do mar batendo nos rochedos. Experimente os percebes, uma espécie de marisco, e as diversas especialidades de peixes frescos e frutos do mar.
Há ônibus que levam de Sintra para Azenhas do Mar, numa viagem de cerca de 20min.
Cabo da Roca
Localizado na região de Sintra, o Cabo da Roca é o ponto mais ocidental da Europa. É “onde a terra se acaba e o mar começa”, como diz o grande poeta Luís de Camões.
Um farol, o terceiro mais antigo da costa portuguesa, ocupa o alto das falésias. Foi construído em 1772, por ordem do Marquês de Pombal.
Das falésias se tem uma vista espetacular do oceano Atlântico. Aqui é inevitável não pensar no poderio português na época dos descobrimentos marítimos.
Tem uma cruz emblemática com uma placa em homenagem a Camões. Tem lojinha de lembrancinhas e um restaurante.
O Cabo da Roca fica em Colares, a 17km do centro histórico de Sintra; a 15km de Cascais e 40km de Lisboa.
Também é possível chegar no local de ônibus, a partir da estação de trem de Sintra e Cascais. A linha é a 403 da empresa Scotturb. Consulte os horários no site com antecedência e antes de subir no ônibus pergunte se passa no Cabo da Roca, já que nem todos os ônibus dessa linha passam por lá.
Partindo de Lisboa de carro para visitar: Estoril, Cascais, Azenhas do Mar, Cabo da Roca e Sintra. Depois retornando a Lisboa. Qual a ordem mais fácil desse itinerário??? E daria pra fazer em um dia?
RESPOSTA
É possível fazer Estoril, Cascais, Cabo da Roca e Azenhas do Mar em um dia (a ordem é essa), mas vai ser corrido. Sintra tem muitas atrações e merece pelo menos um dia inteiro de visita.